EDUCAÇÃO E NEOLIBERALISMO NO HAITI:

ANÁLISE CRÍTICA DO PLANO OPERACIONAL (PO) 2010/2015 E DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO UNIVERSAL GRATUITA E OBRIGATÓRIA (PSUGO)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/fbvq7833

Palavras-chave:

Sistema educacional Haitiano- Política educacional- Neoliberalismo

Resumo

Neste artigo analisamos as influências neoliberais na configuração do plano operacional 2010/2015 que conduz ao programa de escolarização universal gratuita e obrigatória (PSUGO). A argumentação teórica baseia-se nos trabalhos de autores como Saint-Fort (2016), Enoque (2010), Pierre (2021), Arroyo (2010), Souza (2009), (Joint, 2006, 2008), Laval (2019); Dadot, Laval (2016); Pablo (1996); as fontes documentais foram úteis para melhor compreender as reformas educacionais, considerando a constituição de 1987, convenções, decretos-leis. Uma abordagem qualitativa é adotada, combinando a análise documental. Isso permite uma compreensão aprofundada das políticas educacionais em seu contexto histórico, político e social. A análise revela que o PO e o PSUGO refletiram os ideais neoliberais, enfatizando a privatização, a concorrência e a desregulamentação. Isso leva à fragmentação do sistema educacional, resultando em desigualdades e deterioração da qualidade da educação. Uma necessidade de repensar as políticas educacionais no Haiti é, portanto, necessária, colocando-as em um quadro de justiça social e equidade.

Biografia do Autor

  • Wanchel Pierre, Universidade Federal de Uberlandia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

    Mestre em educação na universidade Federal de Uberlândia (2022-2024) No Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão em Educação. Licenciado em Ciências da Educação na Universidade Pública do Norte do Cabo-Haitiano (UPNCH 2012-2016). Diploma Universitário Geral (DEUG) em Ciências da Educação, opção Administracao Escolar (UPNCH). nível Bac +4. Professor da Educação Básica na Escola S&H da Fundação S&H-Global (2016-2022). Conselho Pedagógica da Escola Batista (2015-2020). Foi fundador de OPED desde 2018.  Atualmente trabalha sobre o direito da educação, politica publica, planejamento

  • Lucia de Fátima Valente, Universidade Federal de Uberlandia

    Profª Drª Lucia Valente

    Universidade Federal de Uberlândia/Faculdade de Educação. Docente do Núcleo de Política e Gestão da Educação e do Programa de Pós Graduação em Educação.  Líder do Laboratório de Análise de Política e Gestão da Educação (Lapge)

Publicado

2025-07-04