MOLÉCULAS DE H²O: DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA UMA ABORDAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS, BIOLOGIA E QUÍMICA.

Autores

  • Marina Oliveira Franco
  • Rennio César de Sousa Carvalho

Palavras-chave:

Modelos tridimensionais. Moléculas de água. Ensino de química

Resumo

Este artigo relata o processo de construção e aplicação de modelos de moléculas de água e suas estruturas, em aulas de química, biologia e ciência moderna do ensino médio e fundamental. O caráter dipolar da molécula de água é mostrado pelos modelos: bola e bastão, espaço cheio e as pontes de hidrogênio. Essas disciplinas tornam a abordagem de ensino muitas vezes abstrata, dificultando o processo de aprendizagem, ao mesmo tempo, a falta de laboratórios ou equipamentos em muitas escolas compromete o ensino destas. Neste contexto, estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual Goiás - Unidade Universitária de Iporá desenvolveram modelos didáticos de apoio para a disciplina de Química, Biologia e ciência moderna.

Downloads

Publicado

2012-03-09

Edição

Seção

Práticas Educacionais