MOLÉCULAS DE H²O: DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA UMA ABORDAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS, BIOLOGIA E QUÍMICA.
Palavras-chave:
Modelos tridimensionais. Moléculas de água. Ensino de químicaResumo
Este artigo relata o processo de construção e aplicação de modelos de moléculas de água e suas estruturas, em aulas de química, biologia e ciência moderna do ensino médio e fundamental. O caráter dipolar da molécula de água é mostrado pelos modelos: bola e bastão, espaço cheio e as pontes de hidrogênio. Essas disciplinas tornam a abordagem de ensino muitas vezes abstrata, dificultando o processo de aprendizagem, ao mesmo tempo, a falta de laboratórios ou equipamentos em muitas escolas compromete o ensino destas. Neste contexto, estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual Goiás - Unidade Universitária de Iporá desenvolveram modelos didáticos de apoio para a disciplina de Química, Biologia e ciência moderna.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).