Território, discurso e identidade: incursões sobre o povoamento no Bico do Papagaio-To

Autores

  • Elias da Silva UFT
  • Elzimar Pereira Nascimento Ferraz UFT

Resumo

A constituição dos grupos sociais no desenvolvimento histórico da humanidade está intrinsecamente relacionada com a tríade: território, identidade e discurso, através de traços culturais de comunicação e adaptação. Nesse sentido, o texto aborda aspectos do processo de povoamento na região do Bico do Papagaio. Nossa metodologia contemplou uma revisão bibliográfica interdisciplinar que a tríade sugere. Destarte, algumas características da ocupação deste território, como a posse da terra livre para o trabalho, demanda a apropriação do território numa ordem que vincula a terra da produção à residência, à convivência e as práticas socioculturais, resultando em última instância na construção identitária que se alimenta de valores humanitários. Cabe considerar a incerteza das famílias manterem a tradição da propriedade da terra na cultura de raiz camponesa, pois estão cada vez mais impactados pela roupagem da sociedade tecnológica; inseridos num processo de transição iniciado desde a década de 1960, no então estado de Goiás e cada vez mais forte a partir da década de 1980 com a criação do Tocantins. No entanto, acreditamos que os nortenses do Estado do Tocantins possuem a marca indelével de serem originalmente sertanejos, e, nem mesmo os possíveis avanços tecnológicos e/ou econômicos apagarão esta historicidade. 

Biografia do Autor

  • Elias da Silva, UFT
    Elias da Silva é Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo. Ele é professor do curso de Geografia do Campus de Araguaína da Universidade Federal do Tocantins. Lider do Grupo de Pesquisa Território, Cidade e Rede
  • Elzimar Pereira Nascimento Ferraz, UFT
    Elzimar Pereira Nascimento Ferraz é doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professora da Universidade Federal do Tocantins-UFT. Membro do Grupo de Pesquisa EDURURAL. 

Downloads

Publicado

2014-09-10

Edição

Seção

Dossiê Cultura e Território: Abordagens interdisciplinares