Território, discurso e identidade: incursões sobre o povoamento no Bico do Papagaio-To
Resumo
A constituição dos grupos sociais no desenvolvimento histórico da humanidade está intrinsecamente relacionada com a tríade: território, identidade e discurso, através de traços culturais de comunicação e adaptação. Nesse sentido, o texto aborda aspectos do processo de povoamento na região do Bico do Papagaio. Nossa metodologia contemplou uma revisão bibliográfica interdisciplinar que a tríade sugere. Destarte, algumas características da ocupação deste território, como a posse da terra livre para o trabalho, demanda a apropriação do território numa ordem que vincula a terra da produção à residência, à convivência e as práticas socioculturais, resultando em última instância na construção identitária que se alimenta de valores humanitários. Cabe considerar a incerteza das famílias manterem a tradição da propriedade da terra na cultura de raiz camponesa, pois estão cada vez mais impactados pela roupagem da sociedade tecnológica; inseridos num processo de transição iniciado desde a década de 1960, no então estado de Goiás e cada vez mais forte a partir da década de 1980 com a criação do Tocantins. No entanto, acreditamos que os nortenses do Estado do Tocantins possuem a marca indelével de serem originalmente sertanejos, e, nem mesmo os possíveis avanços tecnológicos e/ou econômicos apagarão esta historicidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).