“CONTROLE SOCIAL” NO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: REVISITANDO O MARCO REGULATÓRIO
Palavras-chave:
1. Controle Social, 2. Cidadania Ativa, 3. Participação popularResumo
O artigo tem como propósito tecer considerações sobre o modelo do controle social exercido pelo Conselho de Alimentação Escolar, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Compondo um contexto maior de pesquisa, o presente segmento se circunscreve à consideração da base legal. Adotando uma abordagem qualitativa, os procedimentos metodológicos se prenderam à análise de artigos de leis e normas levando em consideração a democracia sob os aspectos da soberania, cidadania, autonomia, participação e emancipação. Para tratamento e análise dos dados recorremos à técnica da “análise de conteúdo”. Os resultados revelam que a concepção do modelo atende aos princípios da cidadania ativa, mas apresenta inconsistências na sua estruturação favorecendo uma relação de dependência, conselheiro-gestor, que atrela os Conselhos ao Poder local. No contexto destas restrições, o estudo sinaliza para a necessidade de investigações envolvendo as práticas concretas de controle social, na perspectiva da avaliação do cumprimento da cidadania ativa.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).