“CONTROLE SOCIAL” NO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: REVISITANDO O MARCO REGULATÓRIO

Autores

  • Florentina Oliveira Machado CEDESS - UNIFESP
  • Paulete Goldenberg CEDESS - UNIFESP

Palavras-chave:

1. Controle Social, 2. Cidadania Ativa, 3. Participação popular

Resumo

O artigo tem como propósito tecer considerações sobre o modelo do controle social exercido pelo Conselho de Alimentação Escolar, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Compondo um contexto maior de pesquisa, o presente segmento se circunscreve à consideração da base legal. Adotando uma abordagem qualitativa, os procedimentos metodológicos se prenderam à análise de artigos de leis e normas levando em consideração a democracia sob os aspectos da soberania, cidadania, autonomia, participação e emancipação. Para tratamento e análise dos dados recorremos à técnica da “análise de conteúdo”. Os resultados revelam que a concepção do modelo atende aos princípios da cidadania ativa, mas apresenta inconsistências na sua estruturação favorecendo uma relação de dependência, conselheiro-gestor, que atrela os Conselhos ao Poder local. No contexto destas restrições, o estudo sinaliza para a necessidade de investigações envolvendo as práticas concretas de controle social, na perspectiva da avaliação do cumprimento da cidadania ativa.

Biografia do Autor

  • Florentina Oliveira Machado, CEDESS - UNIFESP

    Economista. Especialista em Administração Pública.Mestre em Ensino em Ciências da Saúde. Gerente de Faturamento, Arrecadação e Cobrança da Imprensa Nacional/Casa Civil/Presidência da República.

  • Paulete Goldenberg, CEDESS - UNIFESP

    Socióloga. Doutora em Saúde Pública pela FSP-USP. Docente do programa de Pós Graduação em Ensino Superior em Saúde do CEDESS-UNIFESP.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2015-02-25

Edição

Seção

Humanidades