ENSINANDO GENÉTICA EVOLUTIVA E EVOLUÇÃO HUMANA SOB A ÓTICA DA TEORIA DA EVA MITOCONDRIAL

Autores

  • Lilian Gomes dos Santos Bióloga Especialista pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia - Instituto de Ciências Biológicas - Universidade Federal de Goiás (UFG).
  • Rodrigo da Silva Santos Professor e Orientador do Curso de Pós-Graduação em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia - Instituto de Ciências Biológicas - Universidade Federal de Goiás (UFG).

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Evolução da Espécie Humana, Eva Mitocondrial, Aprendizagem Significativa.

Resumo

Nas últimas décadas, temas polêmicos como transgenia, evolução da espécie humana, clonagem de embriões, mapeamento genético, Projeto Genoma, entre outros, passaram a fazer parte do cotidiano de um número cada vez maior de pessoas. Levando-se em consideração a velocidade de circulação das informações e a produção do conhecimento é inconcebível pensar em ensino de Biologia sem estabelecer conexões e contextualizações com os avanços científicos da atualidade. Este trabalho tem como objetivo demonstrar como o ensino de um conteúdo considerado polêmico e complexo - a Evolução da Espécie Humana, pode utilizar-se das descobertas e hipóteses científicas mais recentes, no caso, a Teoria da Eva Mitocondrial para a construção de uma aprendizagem verdadeiramente significativa sobre nossa ancestralidade e sobre os processos de dispersão das populações humanas na Terra.

Biografia do Autor

  • Lilian Gomes dos Santos, Bióloga Especialista pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia - Instituto de Ciências Biológicas - Universidade Federal de Goiás (UFG).
    Bióloga Especialista pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia - Instituto de Ciências Biológicas - Universidade Federal de Goiás (UFG).
  • Rodrigo da Silva Santos, Professor e Orientador do Curso de Pós-Graduação em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia - Instituto de Ciências Biológicas - Universidade Federal de Goiás (UFG).
    Professor e Orientador do Curso de Pós-Graduação em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia - Instituto de Ciências Biológicas - Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

2015-02-25

Edição

Seção

Práticas Educacionais