A INDISCIPLINA ESCOLAR E A INTERDISCIPLINARIDADE: A INTERDEPENDÊNCIA NECESSÁRIA

Autores

  • Edson Batista da Silva Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Luzenilda Sabina da Silva Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Resumo

Resumo

A escola é composta por inúmeros agentes. No processo educativo, são adotadas diferentes perspectivas de educação. Mas existem vários problemas que interferem no processo de ensino-aprendizagem, dentre eles, destaca-se a indisciplina escolar. Este artigo analisa a percepção de professores e estudantes sobre a indisciplina e como a interdisciplinaridade pode ser o caminho para a superação da indisciplina na escola. Para tanto, foi utilizada pesquisa qualitativa, com uso da modalidade de pesquisa de campo. Os participantes foram estudantes de 6º e 9º Ano e professores do Ensino Fundamental de uma escola estadual integral de Itapuranga-GO. Os instrumentos usados para a coleta de dados foram questionários e entrevista semiestruturada e gravada, com roteiro previamente elaborado. Constatou-se que os estudantes acreditam que o respeito às regras é atitude esperada, e que as ações a serem tomadas por professores e estudantes para controle da indisciplina devem levar em conta a adoção de punições. Os professores relatam que as medidas tomadas para controle da indisciplina não têm produzido bons resultados. A maior parte deles acreditam que a interdisciplinaridade é uma solução para arrefecer a indisciplina. Mudar a atitude dos educadores, pais, estudantes e do Estado seria a principal forma de auxiliar na resolução do problema.

Palavras-chave: Indisciplina escolar. Interdisciplinaridade. Educação. Professor.

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Publicado

2018-12-28

Edição

Seção

Artigos