A INDISCIPLINA ESCOLAR E A INTERDISCIPLINARIDADE: A INTERDEPENDÊNCIA NECESSÁRIA
Resumo
Resumo
A escola é composta por inúmeros agentes. No processo educativo, são adotadas diferentes perspectivas de educação. Mas existem vários problemas que interferem no processo de ensino-aprendizagem, dentre eles, destaca-se a indisciplina escolar. Este artigo analisa a percepção de professores e estudantes sobre a indisciplina e como a interdisciplinaridade pode ser o caminho para a superação da indisciplina na escola. Para tanto, foi utilizada pesquisa qualitativa, com uso da modalidade de pesquisa de campo. Os participantes foram estudantes de 6º e 9º Ano e professores do Ensino Fundamental de uma escola estadual integral de Itapuranga-GO. Os instrumentos usados para a coleta de dados foram questionários e entrevista semiestruturada e gravada, com roteiro previamente elaborado. Constatou-se que os estudantes acreditam que o respeito às regras é atitude esperada, e que as ações a serem tomadas por professores e estudantes para controle da indisciplina devem levar em conta a adoção de punições. Os professores relatam que as medidas tomadas para controle da indisciplina não têm produzido bons resultados. A maior parte deles acreditam que a interdisciplinaridade é uma solução para arrefecer a indisciplina. Mudar a atitude dos educadores, pais, estudantes e do Estado seria a principal forma de auxiliar na resolução do problema.
Palavras-chave: Indisciplina escolar. Interdisciplinaridade. Educação. Professor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).