ABORDAGENS DISCURSIVAS DE CORPOS GAYS NO FILME PRAIA DO FUTURO
POSSIBILIDADES DE ANÁLISE DA VIRILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.31668/xejwdb25Resumo
Objetivamos com este artigo analisar, discursivamente, o filme Praia do Futuro, de Karim Aïnouz, lançado no ano de 2014. Nossa proposta visa delinear alguns efeitos de sentido elencados à virilidade de sujeitos gays, presentes na narrativa de Aïnouz. Para tanto, inscrevemo-nos em uma rede teórica da Análise do Discurso foucaultiana, no qual se estabelecem diálogos com a noção de virilidade presente em alguns escritos de Courtine (2008, 2013). Nas análises arroladas nesta pesquisa, consideramos haver uma regularidade de sentidos sobre a masculinidade gay, delineadas a partir do ser viril. Os efeitos de sentido de virilidade emergem, neste trabalho, a partir da análise dos sujeitos Donato e Konrad que não apresentam traços de feminilidade em suas práticas corporais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).