GOIÂNIA EM CONFLITO:
PERIFERIA E VIOLÊNCIA URBANA
DOI:
https://doi.org/10.31668/721sxy24Resumo
Goiânia apresenta elementos marcam essa realidade socioespacial como a complexidade de seus problemas, os conflitos sociais que passam a funcionalizar os espaços da capital de Goiás, apresentando as variáveis e os fatos que transformaram a cidade numa metrópole regional tendo como principal missão integrar Goiás à economia brasileira. A evolução demográfica evidencia novos parâmetros do crescimento de Goiânia, na qual, fez surgir novos adensamentos territoriais e tendo como resultado a periferização da população, a crescente marginalização, o descaso público e a sua dificuldade em manter uma política pública democrática nas cidades, além do temor psicológico gerado pela insegurança, uma característica cada vez mais presente nas cidades. Goiânia, a capital do agronegócio, faz com que possua um dinamismo que impulsionado pelos negócios contribuindo para novas áreas de segregação expressando um componente crucial na investigação da relação entre espaço e violência. Assim surge a região Noroeste com elevado bolsão de pobreza, sintetizando os elementos pejorativos de uma metrópole segregadora, isto é, os pobres da cidade, uma vez violentados de condições básicas de vida, tornam-se sujeitos da violência.Downloads
Publicado
2025-07-04
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).