A IGREJA CATÓLICA NO OESTE GOIANO E A “OPÇÃO PREFERENCIAL PELOS POBRES”
UM ESTUDO A PARTIR DO BOLETIM COMUNITÁRIO DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE IPORÁ (GO) NA DÉCADA DE 1980
DOI:
https://doi.org/10.31668/b17p8k15Palavras-chave:
Teologia da Libertação , Iporá, RedemocratizaçãoResumo
Este estudo se debruça sobre o Boletim Comunitário da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Iporá, uma publicação religiosa idealizada pelo padre neerlandês Gerardus Adrianus van Vliet (1927-2009), conhecido como Padre Wiro, pároco na cidade de Iporá entre 1964 e 2009. O periódico paroquial circulou entre 1974 e 2001. Durante a década de 1980, ele foi um instrumento de luta política dentro e fora da Igreja por se dedicar aos temas candentes durante o período da redemocratização do Brasil. Como argumentaremos, a questão agrária e a participação da juventude foram temas contemplados pelo boletim que repercutiam regionalmente o horizonte religioso da Teologia da Libertação e sua “opção preferencial pelos pobres”.
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-07-05 (2)
- 2025-07-04 (1)
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).