HISTORIOGRAFIA DA GUERRA DO PARAGUAI: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS DE UM CONFLITO SECULAR
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a historiografia sobre a Guerra do Paraguai analisada por dois autores, León Pomer e Ricardo Salles. Pretendemos, de forma sucinta, expor as teses dos respectivos autores sobre a Guerra do Paraguai e, no âmbito da historiografia, mostrar como a guerra foi interpretada pelo saber histórico em diferentes períodos. Num primeiro momento, estaremos expondo a leitura de León Pomer sobre guerra e, posteriormente, mostraremos a visão de Ricardo Salles sobre a mesma. Assim, temos como objetivo principal mostrar, não somente diferentes visões sobre o conflito, mas, antes de tudo, entender a Guerra do Paraguai, em suas vicissitudes, de forma dialética e material.Downloads
Publicado
2012-03-09
Edição
Seção
Humanidades
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).