AS PAIXÕES DA AFLIÇÃO, DA CULPA E DO REMORSO RELACIONADAS AO MITO DA MÃE PERFEITA EM ÚNICO BEIJO
Palavras-chave:
Semiótica, mito e imaginárioResumo
O presente artigo tem por finalidade aplicar os conceitos da semiótica e do imaginário ao conto Único Beijo, de Nelson Rodrigues, bem como comprovar que o mito que permeia tal narrativa é o mito da mãe perfeita. As principais fontes que norteiam esse estudo é a base greimasiana da semiótica e as reflexões de Aminatta Forna sobre o modo como a sociedade modela e reprime as mães. Assim, o objetivo desse artigo é descrever e explicar como a significação vai se construindo no interior do texto a partir de um simulacro metodológico que mescla a semiótica, o mito e o imaginário.
Downloads
Publicado
2012-11-08
Edição
Seção
Humanidades
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).