ANÁLISE DO CONHECIMENTO DOS ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS, UnU-IPORÁ, À RESPEITO DA HANSENÍASE

Autores

  • Janaina Jorge dos Santos
  • Flavia Damasceno Sousa Silva
  • Lucas Henrique Sampaio

Palavras-chave:

Hanseníase, preconceito, estigma

Resumo

A hanseníase é uma doença infecciosa, que acomete pele e nervos periféricos, causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Embora hoje a doença tenha cura e a medicação seja distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde, poucos conhecem a sintomatologia e as formas de contágio da doença, o que acarreta o preconceito e estigma. Mediante ao desconhecimento da doença, o presente estudo objetivou verificar o conhecimento dos acadêmicos sobre a hanseníase. Sendo assim, o presente trabalho trata-se de um estudo de caráter qualitativo exploratório e descritivo. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário. Este aplicado nos cinco cursos de Licenciatura da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Iporá, totalizando 140 questionários distribuídos. As questões abordavam o conhecimento prévio da doença, como a sintomatologia, agente etiológico, transmissão, cura e o preconceito que esta acarreta as pessoas que são acometidas com a mesma. A análise das respostas foi embasada nas definições sobre a hanseníase que constam nos documentos do Ministério da Saúde. Com relação aos conhecimentos sobre a doença, percebeu-se que os acadêmicos sabem pouco sobre a definição de hanseníase, os sintomas e o agente etiológico da doença. Quando questionados se conheciam uma pessoa com hanseníase, verificou-se que grande parte dos acadêmicos não conhecia nenhuma pessoa e nem a forma de contágio de doença. Questionados sobre o preconceito e estigma, os acadêmicos reconhecem que as pessoas acometidas sofrem com segregação e que a doença tem cura. Percebe-se ainda, que os acadêmicos não associam a doença com a pobreza. Os resultados demonstram que existe a necessidade de informações sobre a hanseníase, que podem ser sanadas mediante campanhas direcionadas e trabalhos educativos.

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Publicado

2013-07-01

Edição

Seção

Ciências