SIMILARIDADE DE CINCO INVENTÁRIOS AVIFAUNÍSTICOS NO ESTADO DE GOIÁS
Palavras-chave:
Cerrado. Aves. Análise Comparativa. Índice de Kulczynsky.Resumo
O objetivo deste trabalho foi analisar inventários avifaunísticos em localidades de cinco municípios goianos: Campus da Universidade Federal de Goiás (UFG, Goiânia), Fazenda Bonsucesso (FBS, Caldazinha), Campus da Universidade Estadual de Goiás (UEG, Anápolis), Companhia de Mineração Anglo American (CAA, Niquelândia), e Lago Pôr-do-Sol (LPS, Iporá), a partir do índice de similaridade de Kulczynsky 1 e do dendrograma de UPGMA. UEG permanece isolada no primeiro grupo (0,37), provavelmente por empregar a metodologia de contagem por pontos, distinta das metodologias empregadas nas demais áreas. No outro grupo, inicialmente LPS permanece isolado em relação a UFG, FBS e CAA (0,48), certamente por tratar-se de um inventário desenvolvido numa área menor, com mais espécies aquáticas. Uma alta similaridade foi observada em CAA e FBS (0,71), ambos inventários desenvolvidos em áreas menos antropizadas, e predominantemente cobertas por fisionomias savânicas de Cerrado. Este estudo sugere que a obtenção das listas avifaunísticas nos cinco inventários foi influenciada pela metodologia de campo, tamanho da área, fisionomia predominante e antropização.Downloads
Publicado
2013-07-01
Edição
Seção
Ciências
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).