PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO: BREVES CONSIDERAÇÕES ACERCA DA METODOLOGIA MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO
Palavras-chave:
Pesquisa em educação, Qualitativo, Quantitativo, Materialismo histórico dialético.Resumo
O objetivo desse trabalho é apresentar algumas considerações elucidativas da abordagem qualitativa em educação e a metodologia materialismo histórico dialético. Para tanto, discute-se a caracterização das pesquisas qualitativas. Nesse percurso faz-se uma investigação acerca dessa metodologia e as justificativas para a sua utilização. Neste sentido, realizou-se revisões bibliográficas do aporte teórico de GAMBOA (2010); LUDKE e ANDRÉ (1986); MARQUES (1997); FRIGOTTO (2010); TRIVINOS (1987). Verificou-se que as pesquisas qualitativas são as mais utilizadas na área da educação por tratarem da subjetividade e não do positivismo, muitas vezes, funcionalista encontrado nas pesquisas quantitativas, porém, sendo estas, uma complemento da outra, não se excluindo, mas sendo igualmente desenvolvidas nos limites possíveis.Downloads
Publicado
2014-04-04
Edição
Seção
Práticas Educacionais
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).