UMA ADOLESCÊNCIA DE PRISÕES: O PAPEL DO ORIENTADOR NOS PROJETOS EDUCACIONAIS DA ESCOLA

Autores

  • Simone Conceição Rodrigues Silva
  • André Tolentino Caixeta Mestre em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade Católica de Brasília (UCB), Pesquisador na área de Educação, Meio Ambiente, Gestão de Resíduos Sólidos, Desenvolvimento Sustentável, Pedagogia de Projetos, Gestão do Terceiro Setor, Políticas Ambientais para o desenvolvimento e Políticas Publicas e Sociais. Especialista em Docência do Ensino Superior e Gestão de Políticas Públicas. Graduado em Relações Internacionais e Licenciado em Pedagogia. Atualmente é Coordenador e Docente da Faculdade e Escola Técnica LS e Diretor Pedagógico na CAAPS Pós-Graduação.

Palavras-chave:

Orientação Educacional, Educação de Jovens e Adultos, Adolescência, Projetos Educacionais, Pilares da Educação,

Resumo

O artigo versa sobre o papel do Orientador Educacional frente ao novo quadro social, que as escolas localizadas nas Regiões Administrativas do Distrito Federal enfrentam a cada dia: uma violência que se aglomera entre os jovens de Brasília, levando-os a viver uma adolescência de prisões em pleno século XXI. Acredita-se que o índice de adolescentes predominante em escolas públicas, apresenta-se calcada por famílias que muitas vezes estão desestruturadas, e por isso acabam influenciando no perfil dos jovens na contemporaneidade, assim como no quadro da Educação básica no Brasil. Portanto, objetivou-se diante desse contexto demonstrar a atuação do Orientador Educacional nessa formação, mediante as novas correntes pedagógicas, direcionadas as implantações dos projetos na escola com ênfase na adolescência, por meio de uma metodologia de enfoque qualitativo embasada na pesquisa bibliográfica, que por meio desta foi possível alcançar resultados que mostraram como o orientador atribui significado nesta formação da cidadania, por meio dos projetos, ilustrando ´´o possível´´ no desenvolver e sensibilizar nos educandos os pilares da Educação.

Biografia do Autor

  • Simone Conceição Rodrigues Silva
    Servidora Pública da Secretaria de Educação do Municipio de Cidade Ocidental Goiás. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Fortium (2011). Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental pela UFG (2012) e Especialista em Psicopedagogia clínica e Institucional e Orientação Educacional pela CAAPS (2013).  Tem experiência na área de Educação  com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, alfabetização e letramento.  Produções científicas realizadas na área da EJA, Educação do Idoso,  Método Paulo Freire, Currículo, Ensino e aprendizagem na educação básica, Políticas públicas e Educacionais.

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Publicado

2015-09-02

Edição

Seção

Práticas Educacionais