UMA ADOLESCÊNCIA DE PRISÕES: O PAPEL DO ORIENTADOR NOS PROJETOS EDUCACIONAIS DA ESCOLA
Palavras-chave:
Orientação Educacional, Educação de Jovens e Adultos, Adolescência, Projetos Educacionais, Pilares da Educação,Resumo
O artigo versa sobre o papel do Orientador Educacional frente ao novo quadro social, que as escolas localizadas nas Regiões Administrativas do Distrito Federal enfrentam a cada dia: uma violência que se aglomera entre os jovens de Brasília, levando-os a viver uma adolescência de prisões em pleno século XXI. Acredita-se que o índice de adolescentes predominante em escolas públicas, apresenta-se calcada por famílias que muitas vezes estão desestruturadas, e por isso acabam influenciando no perfil dos jovens na contemporaneidade, assim como no quadro da Educação básica no Brasil. Portanto, objetivou-se diante desse contexto demonstrar a atuação do Orientador Educacional nessa formação, mediante as novas correntes pedagógicas, direcionadas as implantações dos projetos na escola com ênfase na adolescência, por meio de uma metodologia de enfoque qualitativo embasada na pesquisa bibliográfica, que por meio desta foi possível alcançar resultados que mostraram como o orientador atribui significado nesta formação da cidadania, por meio dos projetos, ilustrando ´´o possível´´ no desenvolver e sensibilizar nos educandos os pilares da Educação.Downloads
Publicado
2015-09-02
Edição
Seção
Práticas Educacionais
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