A inserção de alunos migrantes nordestinos em um colégio estadual goiano: a problemática do preconceito

Autores

  • Josiane de Azevedo Costa Universidade Estadual de Goiás – Campus Quirinópolis
  • Lorranne Gomes da Silva Universidade Estadual de Goiás – Campus Quirinópolis

Resumo

Resumo

O presente artigo trata a problemática do preconceito enfrentado pelos alunos migrantes no espaço escolar, mais especificamente, em uma escola localizada no município de Quirinópolis-GO. O objetivo principal foi investigar a inserção dos alunos migrantes nordestinos no ensino médio. A investigação é qualitativa, as entrevistas e os questionários realizados com os alunos migrantes, professores e gestores da escola. O levantamento bibliográfico, o estudo de caso e as visitas na escola campo, compuseram os procedimentos metodológicos. O embasamento teórico recorreu fundamentalmente a Arruda (2013), Araújo (2008), Costa e Silva (2005), Freire (1996), Santos (2015) e Silva (2011). Os resultados da pesquisa revelam que as dificuldades de inserção estão vinculadas, na maioria das vezes, ao preconceito contra a sua cultura, como o modo de falar, agir e se comportar e outros tipos de discriminações, que trazem prejuízos no rendimento escolar dos migrantes, uma vez que eles não se sentem à vontade para interagir na sala de aula. Além de evidenciar a problemática apresentada, a pesquisa procurou levantar alternativas juntamente com a escola para melhorar esse problema social que está também no espaço escolar.

Palavras-chave: Inserção. Migrante. Escola. Quirinópolis.

 

Abstract

The present paper tackles the prejudice issue endured by migrant students in the school setting, more specifically, in a school located in the city of Quirinópolis, GO. We aimed at investigating the insertion of migrant students from the Brazilian Northeast into the high school. This is a qualitative research with interviews and surveys answered by the migrant students, teachers and school management. The methodology was based on bibliographic survey, case study and visits to the school. The theoretical background resorts primarily to Arruda (2013), Araújo (2008), Costa e Silva (2005), Freire (1996), Santos (2015) and Silva (2011). The investigation results reveal that the insertion difficulties are often related to prejudice against migrant culture, such as their way of talking, acting and behaving and other types of discrimination that entail impairment in school performance, since they do not feel comfortable to interact in the classroom. Besides pointing out the prejudice issue, this research sought to raise alternatives to solve such a social problem, also present in the school setting.

Keywords: Insertion. Migrant. School. Quirinópolis.

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