Geografia na escola rural: o caso da Escola Municipal Rural Polo Lino Gedeão
Resumo
Resumo
Durante longos períodos o campo foi, e ainda é, um cenário de grandes mudanças. Em meio a lutas, manifestações, conflitos e modernização, uma parcela da sociedade brasileira ficara esquecida, entre estes, cidadãos do campo que resistiram a migração campo-cidade e apresentam-se em números significativos, sendo merecedores de um saber que valorize sua tradição. Neste sentido surge o ensino escolar específico para os sujeitos do campo, no intuito de atender aos seus anseios. Esta discussão é primordial para a compreensão do contexto escolar rural da atualidade. Nesta perspectiva, o contexto do ensino-aprendizagem na Escola Municipal Rural Pólo Lino Gedeão, foi alvo de reflexões que comprovaram o desrespeito para com o indivíduo do campo. Contudo, eis que têm-se a geografia possibilitada a uma compreensão mais aguçada do espaço geográfico, mas nada se concretiza sem a ação de um professor com formação adequada. Cabe refletir sobre a necessidade de uma reformulação no ensino, tanto da geografia quanto do rural, para que o mesmo venha a ser ativo e dinâmico, tornando-se realmente válido para os camponeses, ao desfazer o dualismo, causado por uma educação descontextualizada entre ensino e realidade.
Palavras-chave: Migração. Campo-Cidade. Tradição. Geografia. Professor.
Abstract
During long periods the course was, and still is, a backdrop of major changes. Amid struggles, demonstrations, conflicts and modernization, a portion of Brazilian society had been forgotten, among these, of course citizens who resisted the rural-urban migration and present in significant numbers, being worthy of a knowledge that values tradition. In this sense arises specific school education for the subjects of the field, in order to meet their expectations. This discussion is vital to the understanding of today's rural school context. In this perspective, the context of teaching and learning at the Municipal School Rural Pole Lino Gedeão was the target of reflections that proved disrespect for the individual field. However, here they have an enabled Geography a keener understanding of geographical space, but nothing materialized without the action of a teacher with proper training. It is reflect on the need to reformulate the teaching of both Geography as rural, so that it will be active and dynamic; making it true for farmers, to undo the dualism caused by a decontextualized education among school its reality.
Keywords: Migration. Field-City. Tradition. Geography. Teacher.
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