Notas sobre linguagem, corpo e homossexualidade
Resumo
Resumo
Este artigo apresenta notas sobre a relação, nada harmônica, entre linguagem, corpo e homossexualidade, delineando, em alguns momentos, análises da constituição do corpo homossexual no audiovisual “Medo de quê?” presente no kit “Escola Sem Homofobia”. Ao analisar as imagens, evidencia-se a construção de um corpo homossexual a partir de práticas que movimentam relações de poder como, por exemplo, a relação de um sujeito gay com os pais e o melhor amigo de escola. Há, também, a construção de um espaço de transição entre a heterossexualidade, ponto de normalidade imposta socialmente, e a homossexualidade, enquanto uma prática outra que emerge enquanto possibilidade a partir da trama narrada no audiovisual.
Palavras-chave: Discurso. Sexualidade. Corpo Homossexual. kit Escola Sem Homofobia.
Abstract
The paper aims at presenting notes about the inharmonious relation between language, body and homosexuality outlining, at some points, the analysis of the homosexual body's constitution in the audiovisual material called "Afraid of what?’, part of the "School Without Homophobia" kit. From the analysis of the images, the construction of a homosexual body based on practices that also change power relations is highlighted, such as the relation of a gay person with parents and school's best friend. Also, there is the construction of a transition space, between the heterosexuality, as a socially imposed mark of normality, and homosexuality, as another practice that emerges as a possibility from the plot narrated in the audiovisual material.
Keywords: Discourse. Sexuality. Homosexual Body. “School Without Homophobia” kit.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).