Literatura e ensino: escolarização da obra de Mário de Andrade em livros didáticos

Autores

  • Jéssica Kelly Rodrigues Siqueira Universidade Federal de Goiás

Resumo

 

Resumo

Esta pesquisa visa a discussão do ensino de literatura a partir de uma análise das imagensde Mário de Andrade construídas e passadas aos alunos do ensinodo ensino médio. Acredita-se quea prática de leitura literária amplia consideravelmente a reflexão e a criticidade dos jovens leitores,pois as obras literárias permitem um acúmulo de experiência quecontribuirá com o processo de formação intelectual deles. Assim, o autor Mário de Andrade e o estudo de suas obras, as quais articulavam produção artística e esferassociais, serão mapeados em livros didáticos, para identificar as imagens do autor passadas aos estudantes do ensino médio, observando também quais de suas obras são estudadas. A escolha dos livros didáticos analisados, Língua Portuguesa da Editora Positivo e Português Linguagens da Editora Saraiva, se deu pelo processo de avaliação do Plano Nacional do Livro(PNDL), programa que tem objetivo atender as escolas públicas de ensino fundamental e médio com livros didáticos. Portanto, objetiva-se estabelecer uma discussãode como se dá a proposta de ensino de literatura via livro didático a partir do estudo desse autor dentrodos dispositivos escolares. A pesquisa no que diz respeito ao ensino parte de ideias dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e das Orientações Curriculares Nacionais (OCNs), e de pressupostos teóricos de Antonio Candido, Clecio Bunzen, Marisa Lajolo, Regina Zilberman e Tvetzan Todorov. Para a abordagem e estudo do projetointelectual de Mário de Andrade, o embasamento teórico tem como fontes principais João Luiz Lafetá e Telê Porto Ancona Lopes.

Palavras chave: Literatura. Ensino. Mário de Andrade. Leitura.


Abstract 

This research aims at the discussion of literature teaching based on an analysis of the images of  Mário de Andrade constructed and passed on to the students of high school education. It is believed that the practice of literary reading considerably broadens the reflection and criticism of young readers, because literary works allow an accumulation of experience that will contribute to the process of intellectual formation of them. Thus, the author Mário de Andrade and the study of his works, which articulated artistic production and social spheres, will be mapped in textbooks, to identify the authors images passed to high school students, also observing which of his works are studied. The choice of the text books analyzed, Portuguese Language of Editora Positivo and Portuguese Language of Editora Saraiva, was based on the process of evaluation of the National Book Plan (PNDL), a program that has the objective of attending primary and secondary public schools with text books. Therefore, it aims to establish a discussion of how the proposal of literature teaching via textbook is given from the study of this author within the school devices. The research with regard to teaching starts from the ideas of the National Curricular Parameters (NCPs) and the National Curricular Guidelines (NCBs), and from the theoretical assumptions of Antonio Candido, Clecio Bunzen, Marisa Lajolo, Regina Zilberman and Tvetzan Todorov. In order to approach and study the intellectual project of Mário de Andrade, the theoretical basis has as main sources João Luiz Lafetá and Telê Porto Ancona Lopes.

Keywords: Literature. Teaching. Mário de Andrade. Reading.

Biografia do Autor

  • Jéssica Kelly Rodrigues Siqueira, Universidade Federal de Goiás

     

     

Downloads

Publicado

2018-05-16