Crenças de professores em formação sobre o que é aprender, ensinar e se tornar professor de língua estrangeira
Resumo
Resumo
Este artigo é um estudo de caso que investiga as crenças de professores em formação, de um curso de Letras de uma universidade pública, sobre o que é ensinar e aprender inglês como língua estrangeira e o que é formar um professor dessa língua. Para alcançar este objetivo, utilizamos questionários e narrativas escritas. As respostas ao questionário geraram os dados secundários na pesquisa e as narrativas os dados primários. Os resultados mostraram uma relação forte entre as experiências vivenciadas pelos professores em formação inicial com as crenças expressas por eles sobre ensino e aprendizagem de ILE e formação de um professor dessa língua.
Palavras-chave: Crenças. Metáforas. Formação de Professores
Abstract
This paper is a case study that investigates a teacher’s training Languages and Arts course, from a public University about what teaching and learning English as a foreign language is, and what training a teacher of this language is. In order to achieve this aim, we use questionnaires and writing narratives. The answers to the questionnaire generated the secondary data and the writing of the narratives generated the primary data of the research. The results showed us a strong relationship between the experiences lived by these pre- service teachers and the beliefs expressed by them about teaching and learning ESL and the training process of a teacher of that language.
Key words: Beliefs. Metaphor. Teachers’ Training.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).