Reflexões sobre a geografia escolar frente às questões de desigualdades, diversidade e exclusão
Resumo
Resumo: O presente texto é uma versão revisada da comunicação apresentada no XIII Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia- ENPEG de 2017 realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais. A reflexão aborda questões presentes no cotidiano que afetam à Geografia escolar, a escola e a educação em geral. Trata-se de um ensaio acadêmico para discutir temas relacionados à desigualdade, diversidade e exclusão social que comparecem cada dia mais no cotidiano escolar. A escola concebida como um lugar de encontro de culturas e de saberes, e enquanto espaço de desenvolvimento e aprendizagem deve tentar assegurar o direito a educação escolar em igualdade de condições de entrada e permanência pela oferta de ensino público e gratuito e de qualidade. A reflexão apresenta os contornos desse debate frente aos desafios da formação de professor que, diante das novas diretrizes e da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, precisará ser revisada no Brasil.
Palavras-chave: Geografia; Ensino; Desigualdade; Diversidade; Exclusão.
Abstract: This text is a revised version of the communication presented at the XIII National Meeting of Geography Teaching Practice - ENPEG of 2017 conducted by the Federal University of Minas Gerais. The reflection addresses daily issues that affect school geography, school and education in general. It is an academic essay to discuss issues related to inequality, diversity and social exclusion that appear more and more daily in school. The school conceived as a meeting place of cultures and knowledge, and as a space for development and learning should try to ensure the right to school education in equal conditions of entry and stay by offering free public education and quality. The reflection presents the contours of this debate in the face of the challenges of teacher training that, in view of the new guidelines and the National Curricular Common Base - BNCC, will need to be reviewed in Brazil.
Keywords: Geography; Teaching; Inequality; Diversity; Exclusion.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).