Iniciação Científica na Escola de Tempo Integral: a pesquisa sobre o consumo de álcool na adolescência e a formação de professores
Resumo
Resumo
Este artigo objetiva apresentar ações pedagógicas no Centro de Ensino de Tempo Integral – CEPI de Aplicação de Iporá, vinculadas ao subprojeto Pibid intitulado “Qualidade Ambiental: espaço, paisagem e percepções da escola pela comunidade”, do curso de Geografia da UEG, Câmpus Iporá. Trata-se de reflexões sobre o processo de ensino aprendizagem, propiciados pela Iniciação Científica, prevista como componente curricular das escolas de Goiás. Este estudo destaca também a importância da dialogicidade entre universidade e escola pública no processo formativo dos futuros professores de Geografia. O objeto norteador das análises trata-se, portanto, do projeto “O consumo de álcool na adolescência”, o qual foi um instrumento formativo dos sujeitos envolvidos na pesquisa (professor supervisor, alunos do ensino fundamental e bolsistas Pibid). Para tanto, baseou-se em uma metodologia qualitativa-quantitativa, cuja pesquisa de campo foi realizada pelos alunos do CEPI junto aos alunos do Ensino Médio de outra escola de tempo integral de Iporá e demonstrada pela produção de gráficos elaborados pelos alunos da escola campo. Dentre os referencias bibliográficos que subsidiaram as reflexões, destacamos Nóvoa (2009) e Gadotti (2002), além de documentos que orientam as ações do Pibid como Scheibe (2012), Neves (2012) e Silva (2013) e também documentos que ditam a dinâmica da escola de tempo integral como Currículo de Referência (GOIÁS, 2012), Diretrizes Operacionais da SEDUCE (2016), entre outros. Os resultados da experiência aqui refletida demonstram a contribuição da mesma na formação do aluno da escola enquanto sujeito; ressaltam o Pibid no contexto das políticas de formação de professores; destacam o diálogo entre as instituições formadoras como um recurso que auxiliou a experimentação pedagógica dos professores iniciantes na contextualização do currículo do ensino de Geografia, a partir de uma metodologia para a aprendizagem significativa na escola e ressaltando a experiência do professor supervisor no processo formativo destes.
Palavras-chave: Pibid. Ensino de Geografia. Escola de Tempo Integral. Iniciação científica.
Abstract
This article aims to present pedagogical actions at the Iporá full-time teaching center (Centro de Ensino de Tempo Integral – CEPI), attached to the Pibid subproject entitled Qualidade Ambiental: espaço, paisagem e percepções da escola pela comunidade, from the UEG Geography course, Campus Iporá. These are reflections about the teaching-learning process provided by the Scientific Initiation, forseened as a curricular component of Goiás schools. This study also highlights the importance of the dialogue between university and public school in the formative process of future Geography teachers. Therefore, the analytical guiding object is the Project titled O consumo de álcool na adolescência, which was a training tool for the individuals involved in the research (supervising teacher, elementary school students and Pibid scholarship holders). For this purpose, it was based on a qualitative-quantitative methodology, which field research was carried out by the CEPI students in conjunction with the high school students of another full-time school in Iporá. It was also demonstrated by the production of graphs developed by the students of the research school. Among the bibliographic references that supported the reflections of this work, we highlight Nóvoa (2009) and Gadotti (2002), besides documents that guide Pibid's actions such as Scheibe (2012), Neves (2012) and Silva (2013) as well as documents that dictate dynamics of the full-time school as Currículo de Referência (GOIÁS, 2012), Diretrizes Operacionais da SEDUCE (2016), among others. The results of the experience presented here demonstrate the contribution of it for the integral formation of the student as an individual; bounce Pibid in the context of the teacher training policies; emphasize the dialogue among the training institutions as a resource that helped the pedagogical experimentation of the beginner teachers in the contextualization of the Geography teaching curriculum. This was done from a methodology for the meaningful learning in the school which highlighted the experience of the supervisor teacher in the formative process of those beginner teachers.
Keywords: Pibid. Geography teaching. Full-time Schools. Scientific initiation.
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