AS REVERBERAÇÕES DO NEOLIBERALISMO AOS PORTOS E TRABALHADORES PORTUÁRIOS NO BRASIL: REFLEXÕES PRELIMINARES
Palavras-chave:
Trabalho Portuário. Modernização Portuária. NeoliberalismoResumo
O sistema portuário brasileiro passou por importantes transformações nas últimas três décadas, como por exemplo através da Lei nº 8.630/93 e Lei nº 12.815/2013 que iniciou um processo de mudança na gestão dos portos, promovendo a privatização e abertura de novos portos pelo país, bem como causando efeitos prejudiciais aos trabalhadores, tais como multifuncionalidade e ampliação da precarização. Este artigo, portanto, aborda as mudanças nos portos e os impactos para os trabalhadores portuários advindos do processo de acumulação do capital. O texto é constituído de aportes teóricos e dados secundários, o que nos possibilita inferir, a partir de alguns exemplos elencados, como as transformações inseriram novas formas de controle da gestão dos portos, assim como, do controle do trabalho pelo capital, que tem respaldo no paradigma neoliberal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).