Tecnologias digitais e ensino de línguas: possibilidades
Resumo
Resumo: Neste trabalho, objetivamos pesquisar a ferramenta digital VOKI e analisar possíveis contribuições para a aprendizagem de línguas estrangeiras. Para realizar a pesquisa, nos embasamos em Oliveira e Paiva (2015), Aragão e Cajazeira (2015), Paiva (2013). Tais autores discorrem sobre o ensino de línguas estrangeiras relacionado ao ambiente tecnológico. A pesquisa foi realizada em uma universidade estadual do interior do estado de Goiás, durante as aulas de língua inglesa do curso de Letras. As participantes responderam a um questionário aberto sobre sua experiência em usar a ferramenta durante as aulas. As análises revelam que há algumas limitações de uso da ferramenta, tais como: conexão de internet, o fato de a interface ser toda em inglês. Contudo, apesar de algumas limitações, a ferramenta colaborou para com o desenvolvimento da habilidade oral da língua e proporcionou uma maior autonomia nos alunos.
Palavras chave: VOKI; aprendizagem de línguas; tecnologias digitais
Abstract: In this work, we aim to research the technological tool VOKI and analyze its possible contribution for the language learning. To accomplish this, we based on Oliveira e Paiva (2015), Aragão e Cajazeira (2015) and Paiva (2013). These authors discuss about foreign language learning related to the technological environment. The research took place in a state university in Goias state, during the English language classes in Letras course. The participants answered an open questionnaire about their experiences in using the tool during the classes. The analyzes revealed that there are some restraints about using the tool, such as: internet connection, the VOKI interface to be all in English. However, besides some restraints, the tool collaborated with the development of the oral ability of the language providing the students more autonomy.
Key words: VOKI; learning languages; digital technologies
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