REPRESENTAÇÕES DO CERRADO NOS LIVROS DIDÁTICOS, DO 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Resumo
O presente artigo faz parte do trabalho de conclusão da Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Humanidades, pelo Instituto Federal de Goiás, Campus Trindade. O trabalho discute a noção de Bioma-Território Cerrado, por meio de revisão teórica, com foco na abordagem territorial. A partir disso, é feita uma análise das representações e as respectivas tendências teóricas acerca do tema evidenciado nos livros didáticos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental adotados nas escolas públicas municipais de Trindade (GO). Por fim, discute-se a necessidade da abordagem territorial, como forma de identificar as contradições na apropriação do território do Cerrado. As principais evidências mostradas pela pesquisa apontam a necessidade de ir além das condições naturais do bioma para analisa-lo, para isso é imprescindível que a sociedade tenha acesso aos conhecimentos e neste sentindo, a educação é imprescindível.
Palavras-chave: Cerrado. Livros didáticos. Representações. Abordagem Territorial
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).