REPRESENTAÇÕES DO CERRADO NOS LIVROS DIDÁTICOS, DO 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Yonara Karolliny Plácido Cintra
  • Ricardo Junior de Assis Fernandes Gonçalves Universidade Estadual de Goiás - Campus Iporá
  • Alex Tristão de Santana Instituto Federal Goiano – Campus Trindade/GO

Resumo

Resumo

O presente artigo faz parte do trabalho de conclusão da Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Humanidades, pelo Instituto Federal de Goiás, Campus Trindade. O trabalho discute a noção de Bioma-Território Cerrado, por meio de revisão teórica, com foco na abordagem territorial. A partir disso, é feita uma análise das representações e as respectivas tendências teóricas acerca do tema evidenciado nos livros didáticos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental adotados nas escolas públicas municipais de Trindade (GO). Por fim, discute-se a necessidade da abordagem territorial, como forma de identificar as contradições na apropriação do território do Cerrado. As principais evidências mostradas pela pesquisa apontam a necessidade de ir além das condições naturais do bioma para analisa-lo, para isso é imprescindível que a sociedade tenha acesso aos conhecimentos e neste sentindo, a educação é imprescindível.

Palavras-chave: Cerrado. Livros didáticos. Representações. Abordagem Territorial

Biografia do Autor

  • Ricardo Junior de Assis Fernandes Gonçalves, Universidade Estadual de Goiás - Campus Iporá
    Professor Doutor do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás - Campus Iporá.

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Publicado

2018-12-28

Edição

Seção

Artigos