ABORDAGEM DIAGRAMÁTICA DAS REDAÇÕES ESCOLARES

Autores

  • Maria Suzett Biembengut Santade Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ-Brasil; Faculdades Integradas Maria Imaculada de Mogi Guaçu-SP-Brasil – FIMI; Faculdade Municipal Professor Franco Montoro de Mogi Guaçu-SP-Brasil – FMPFM; Grupo de Pesquisa SELEPROT

Palavras-chave:

Gramática, diagramas, textos espontâneos.

Resumo

Este trabalho objetiva-se em apresentar a gramática diagramática das estruturas da língua valendo-se do córpus: redações de crianças do ensino fundamental. Nas bases metodológicas, o trabalho ancora-se na Teoria dos Signos de Peirce a fim de fazerem-se algumas análises de palavras retiradas dos textos escolares em que ocorrem com frequência variações nos elementos constituintes da estrutura silábica do português ‘brasileiro’, vistas como ícones da expressão numa variedade não padrão. Constata-se que os diagramas visuais são as extensões de constante busca pictorial para explicarem-se as representações planas não-linguísticas elaboradas no intuito de clarear visualmente os textos. Peirce dedicou parte dos seus estudos à metodologia pragmática por meio dos diagramas e sistemas de diagramas, os quais ocupam um lugar muito relevante em toda a atividade matemática, embora pouco reconhecido pelos estudiosos. Para Peirce (1980, p.06), o que objetiva o pragmatismo “é um método capaz de determinar o verdadeiro sentido de qualquer conceito, doutrina, proposição, palavra, ou outro tipo de signo”. Assim, neste trabalho, buscam-se as ideias fundamentadas por esquemas a fim de torná-las mais objetivas e visuais na abordagem científica.

Downloads

Publicado

2013-04-03

Edição

Seção

ARTIGO ACADÊMICO

Como Citar

ABORDAGEM DIAGRAMÁTICA DAS REDAÇÕES ESCOLARES. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 11, n. 1, p. 26–45, 2013. Disponível em: //www.srvojs.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/1112.. Acesso em: 15 ago. 2025.