O DELOCUTIVO E O HUMOR E SUAS RELAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS PELA MÍDIA IMPRESSA

Autores

  • Adriano Adriano Oliveira Santos Santos Faculdades Integradas Campo-Grandenses (Fundação Educacional Unificada Campograndense)

Palavras-chave:

Modalidade delocutiva. Humor. Publicidade. Análise do Discurso.

Resumo

Este trabalho tem como proposta refletir acerca de algumas estratégias, que consideramos como de “preservação da face”, utilizadas em publicidades de automóveis, na construção de estereótipos femininos. É de domínio público que a publicidade, além de divulgar, reforça certos estereótipos. Ao divulgar o estereótipo, o anunciante, para preservar sua face, utiliza-se do humor e oculta-se pela modalidade delocutiva.

Biografia do Autor

  • Adriano Adriano Oliveira Santos Santos, Faculdades Integradas Campo-Grandenses (Fundação Educacional Unificada Campograndense)

    Doutorando em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Professor de Língua Portuguesa, Espanhola e de Linguística das Faculdades Integradas Campo-Grandenses (Fundação Educacional Unificada Campograndense); pesquisador do Núcleo de Estudos de Linguagem (NEL) da mesma instituição. Professor de Língua Portuguesa das Redes Municipal e Estadual de Ensino do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2013-04-03

Edição

Seção

ARTIGO ACADÊMICO

Como Citar

O DELOCUTIVO E O HUMOR E SUAS RELAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS PELA MÍDIA IMPRESSA. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 11, n. 1, p. 46–60, 2013. Disponível em: //www.srvojs.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/1115.. Acesso em: 15 ago. 2025.