A PREGAÇÃO DA OPRESSÃO
PENSANDO AS INTERFACES DA PEDAGOGIA CISHETERONORMATIVA E A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTI-LGBTFÓBICA
DOI:
https://doi.org/10.31668/rta.v22i02.12446Palavras-chave:
Diversidade Sexual, Diversidade de Gênero, Educação, Opressão, LiberdadeResumo
Neste artigo, investigamos a maneira pela qual os debates de diversidade sexual e de gênero têm sido construídos nas escolas, e como sua construção têm modelado as subjetividades produzidas pelo ambiente educacional. Compreende-se a LGBTfobia como intimamente arraigada a dogmas cristãos, patriarcais e racistas, que perpetuam, tanto dentro quanto fora das instituições de ensino, modelos de sujeitos, ideais de humanidade que acabam por segregar e marginalizar quaisquer corpos que destoem das normas propostas. Com isso, buscamos analisar a atuação destes dogmas no que concerne às normas de gênero e sexualidade nas escolas, propondo, no decorrer da pesquisa, resistências e estratégias de combate às estruturas de opressão LGBTfóbicas dentro das escolas.
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