GUIMARÃES ROSA
O TEMPO E O RITMO EM "CONVERSA DE BOIS"
DOI:
https://doi.org/10.31668/rta.v1i7.15089Resumo
Análise do conto "Conversa de bois", de Guimarães Rosa, sob a teoria genetiana, usando, como ponto principal de enfoque, a força simbólica do ritmo.
Referências
CANDIDO, A. et alii. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 1972.
GENETTE, G. Discurso da narrativa. Lisboa: Veja, s/d.
LUSSY, M. El ritmo musical. Buenos Aires: Ricordi, 1974.
PROENGA, M.C. Ritmo e poesia. Rio de Janeiro: Simões Editores, s/d.
ROSA. I. G. Ficção completa. Vol. I. Rio de Janeiro: Nova Aguilar S.A., 1994.
STAIGER, E. Conceitos fundamentais de poética. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1975.
WILLEMS, E. El ritmo musical. Buenos Aires: EUDEBA, 1964.
WISNIK, J.M. O som e o sentido. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.