A INDIVIDUALIZAÇÃO DOS OBJETOS DE MESA NO SÉCULO XIX, NA CIDADE DE GOIÁS
Palavras-chave:
objetos de mesa, Cidade de Goiás, século XIXResumo
As transformações ocorridas na Europa ganharam maior destaque nos séculos XVIII e XIX, e mudaram os comportamentos sociais, refletindo-se nos modos de vestir, comer, falar, pensar e principalmente no comportamento à mesa. A preocupação com a higiene torna necessário o uso de talheres e utensílios individuais e em Goiás podemos afirmar que, apesar da crise econômica e do isolamento geográfico e cultural, a população esteve atenta às novas práticas sociais.
Referências
ALGRANTI, Leila Mezan. Famílias e vida doméstica. In: História da vida privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, v. I. p. 83-154.
CALLEFI, Gislaine Valério de Lima. Preferências e possibilidades de consumo em Goiás nos séculos XVIII e XIX. Goiânia: dissertação de Mestrado, UFG, 2000.
CARVALHO, Hellen Batista. Uma janela para o interior: vida cotidiana em Santa Cruz de Goiás no século XIX. Goiânia: Dissertação deMestrado. UFG, 2000.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Rio de Janeiro: ZAHAR, 1997.
FREYRE, Gilberto. Sobrados e mucambos. Rio de Janeiro: Record, 1996.
LIMA, Tânia Andrade de, A tralha Doméstica em meados do século XIX: reflexos da emergência da pequena burguesia no Rio de Janeiro. In: Dédalo, publicações avulsas, I. 1989.
MAGALHÃES, Sônia M. de. A mesa de Mariana: Produção e consumo de alimentos (1750-1850). Franca-SP: Dissertação de Mestrado, UNESP, 1998.
ORTIZ, Renato. Cultura e modernidade. São Paulo: Brasiliense, 1991.
PALACIN, L., GARCIA, L., F., AMADO, J. História de Goiás em documentos: I Colônia : CEGRAF, 1995.
REVEL, J. Os usos da Civilidade. In: História da Vida Privada: Da renascença ao século das luzes. São Paulo: Companhia das Letras, v.3, 1997, p. 169-210.