A INCLUSÃO DA HISTÓRIA E DA CULTURA AFRO- BRASILEIRA E AFRICANA NOS CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Elisabeth Maria de Fátima Borges UEG-Goiás

Palavras-chave:

Afro-brasileira e africana. Educação básica. Identidade.

Resumo

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira e africana nos currículos da Educação básica brasileira, como um momento histórico impar, de crucial importância e com fortes repercussões pedagógicas na formação de professores. Trata-se de um momento em que a educação brasileira busca valorizar a devidamente a história e a cultura de seu povo afro- descendente, buscando assim reparar danos, que se repetem há cinco séculos, à sua identidade e a seus direitos. Esta inclusão nos currículos da educação básica amplia o foco dos currículos escolares para a diversidade cultural, racial, social e econômica brasileira.

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Publicado

2011-07-02

Edição

Seção

DOSSIÊ CULTURA E TERRITÓRIO NA AMAZÔNIA

Como Citar

A INCLUSÃO DA HISTÓRIA E DA CULTURA AFRO- BRASILEIRA E AFRICANA NOS CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 10, n. 1, 2011. Disponível em: //www.srvojs.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/21.. Acesso em: 15 ago. 2025.