O MANUAL ESCOLAR E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DE LEITURA – ESTUDO DE UM CASO DE UM MANUAL DO 1º CEB

Autores

  • Madalena Telles Dias Teixeira Instituto Politécnico de Santarém - ESE Universidade de Lisboa - CEAUL
  • Adriana Ventura Instituto Politécnico de Santarém - ESE

Palavras-chave:

Manual de Língua Portuguesa, Programa de Português, Leitura

Resumo

Apesar da existência de vários recursos escritos e digitais, a verdade é que o manual tem sido considerado o recurso de excelência, sendo, muitas vezes, o único instrumento pedagógico de que o professor se serve e em torno do qual se orienta a sua prática educativa. No entanto, o estudo efetuado sobre o Programa de Português do Ensino Básico e um dos manuais escolares de língua portuguesa mais utilizados em Portugal permitiu-nos concluir que existe um desfasamento entre o que é indicado nas diretrizes do Programa e o que é operacionalizado no manual analisado, não surgindo atividades e estratégias diversificadas e adequadas ao desenvolvimento de efetivas competências de leitura. 

Biografia do Autor

  • Madalena Telles Dias Teixeira, Instituto Politécnico de Santarém - ESE Universidade de Lisboa - CEAUL

    - Professora no Departamento de Línguas e Literaturas (IPS);

    - coordenadora da área científica de línguas (IPS);

    - investigadora no grupo: Linguística, Linguagem, Cultura e Sociedade (UL)

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Publicado

2014-11-11

Edição

Seção

ARTIGO ACADÊMICO

Como Citar

O MANUAL ESCOLAR E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DE LEITURA – ESTUDO DE UM CASO DE UM MANUAL DO 1º CEB. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 13, n. 2, p. 104–132, 2014. Disponível em: //www.srvojs.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/2164.. Acesso em: 15 ago. 2025.