RELAÇÕES ENTRE LÍNGUA E O REAL DA HISTÓRIA NA ANÁLISE DO DISCURSO

Autores

  • Guilherme Figueira Borges Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Língua, Real da História, Pré-construído, Análise do Discurso

Resumo

Neste trabalho, objetivamos tecer considerações sobre a relação, constitutiva e constituinte, entre as noções de língua e de real da história no campo da Análise do Discurso francesa. Para tanto, estabelecemos um retorno ao pensamento saussuriano no que diz respeito, notadamente, às noções de língua e valor linguístico, a fim de evidenciar os deslocamentos que essas noções sofrem no campo da AD a partir de um imbricamento, proposto por Pêcheux e Gadet (2004), com a noção, por exemplo, de pré-construído. Assim, evidenciamos que o real da história incide na língua, produzindo sentidos e recortando pontos de indizível.

Biografia do Autor

  • Guilherme Figueira Borges, Universidade Estadual de Goiás
    Professor e pesquisador do Curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás – UEG, unidade de Iporá. Coordenador do “Grupo de Estudos Discursivos e de Nietzsche” – GEDIN/UEG. Doutorando em Linguística do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2012-11-06

Edição

Seção

ARTIGO ACADÊMICO

Como Citar

RELAÇÕES ENTRE LÍNGUA E O REAL DA HISTÓRIA NA ANÁLISE DO DISCURSO. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 12, n. 1, p. 60–72, 2012. Disponível em: //www.srvojs.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/289.. Acesso em: 15 ago. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)