OS AVANÇOS E DESAFIOS DO CURRÍCULO EM CICLOS EM CONTAGEM/MG

Autores

  • Patrícia Karla Soares Santos DOROTÉIO Universidade do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

Ciclo de Formação Humana, política educacional.

Resumo

O artigo objetiva evidenciar as bases que estruturam o currículo em Ciclos, implementado em Contagem/MG, procurando focalizar os avanços e desafios experimentados por essa política educaional em seu currículo oficial, prescrito. Parte-se do entendimento que o Ciclo de Formação Humana configura a política educacional do município de Contagem/MG. Tendo como perspectiva a ideia de uma política educacional cíclica, associada ao contexto no qual está inserida, esse artigo se interessa pelas diversas influências das políticas de Ciclos no Brasil, que estão presentes no curriculo oficial do município. Entre avanços e desafios, esse estudo aponta que a política curricular adotada mostra-se propícia para o processo ensino / aprendizagem na medida em que indica os trabalhos interdisciplinares, aguça o professor a pensar na realidade do aluno, além de valorizar a formação humana.

Biografia do Autor

  • Patrícia Karla Soares Santos DOROTÉIO, Universidade do Estado de Minas Gerais
    Licenciada em História pela UFMG, mestre em Educação pela Puc Minas, professora do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Ibirité.

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Publicado

2017-07-13

Edição

Seção

ARTIGO ACADÊMICO

Como Citar

OS AVANÇOS E DESAFIOS DO CURRÍCULO EM CICLOS EM CONTAGEM/MG. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 17, n. 1, p. 238–255, 2017. Disponível em: //www.srvojs.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/3280.. Acesso em: 15 ago. 2025.