Identidade comunitária e histórica do negro em SOU NEGRO, de Solano Trindade e NEGRO, de Langston Hughes

Autores

  • Nelci Alves Coelho Silvestre Universidade Estadual de Maringá
  • Alba Krishna Topan Feldman Universidade Estadual de Maringá
  • Cleia Garcia da Cruz Milan Secretaria de Estado da Educação SEED Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Palavras-chave:

Identidade, Solano Trindade, Langston Hughes, Poética negra.

Resumo

Esse artigo busca compreender como a identidade negra é abordada e discutida em dois poemas produzidos em períodos e locais diferentes, e por autores diferentes, mas com mesma temática identitária: ser negro. Os poemas Negro, do estadunidense Langston Hughes, e Sou Negro, de Solano Trindade, serão analisados de forma individual e comparativa para que possamos reconhecer como os autores discutem a identidade individual e grupal (coletiva ou nacional) nos poemas e quais estratégias utilizam para afirmar suas identidades como afro-brasileiro e afro-americano. Para desenvolvermos nosso estudo, utilizamos textos teóricos de autores como Hall (2006) e Bhabha (2000) que discutem a identidade individual e grupal (coletiva ou nacional). Os resultados da pesquisa mostram que os autores buscam a identidade grupal, ou a ideia de nação, de construção da identidade negra, por diferentes caminhos e ambos são bem sucedidos.

 

 

Biografia do Autor

  • Nelci Alves Coelho Silvestre, Universidade Estadual de Maringá

    Professora de Língua e Literaturas de Língua Inglesa do Departamento de Letras Modernas (DLM) - UEM.

    Doutoranda em Letras pela Universidade Estadual de Londrina, publicou o artigo “A trajetória de Nazneen em Brick Lane, de Monica Ali” na Revista Línguas e Letras - ISSN 1981-4755, e também um capítulo do livro Multiculturalismo e Diferença intitulado “Multiculturalismo em Brick Lane”, EDUEM, ISBN: 978-85-7628-389-8. 

  • Alba Krishna Topan Feldman, Universidade Estadual de Maringá

    Graduada em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão FECILCAM/ UNESPAR; Mestre em Letras pela UEM (Universidade Estadual de Maringá); Doutora em Letras pela UNESP, São José do Rio Preto, onde estudou obras literárias de indígenas norte-americanos. Atua como professora de língua e literaturas de língua inglesa na UEM. Coordena o projeto de pesquisa institucional Multiculturalismo sob Perspectivas Pós-Coloniais. Ministra as disciplinas de Pós-Colonialismo e Representação do Sujeito eMulticulturalismo e Diferença: Narrativas do Sujeito na área de concentração em Estudos Literários, do Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado e Doutorado em Letras da UEM.


  • Cleia Garcia da Cruz Milan, Secretaria de Estado da Educação SEED Universidade Estadual de Londrina (UEL)

    Professora da rede estadual de educação.

    Doutoranda em Letras pela Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

2015-09-19

Edição

Seção

ARTIGO ACADÊMICO

Como Citar

Identidade comunitária e histórica do negro em SOU NEGRO, de Solano Trindade e NEGRO, de Langston Hughes. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 15, n. 1, p. 97–116, 2015. Disponível em: //www.srvojs.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/3321.. Acesso em: 15 ago. 2025.