Formação de professores a partir da disciplina de LIBRAS como ferramenta inclusiva

Autores

  • Ana Luisa Borba Gediel Universidade Federal de Viçosa
  • Giovana Berbert Lucas Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores, LIBRAS, Inclusão, Metodologias

Resumo

O presente artigo trata das reflexões dos futuros professores a partir de uma pesquisa realizada na disciplina de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, com graduandos de diferentes cursos de Licenciatura. A disciplina desenvolve uma diversidade de conteúdos, com o intuito de abranger a construção social e educacional dos sujeitos Surdos. O enfoque volta-se para uma mudança no olhar do futuro professor frente à percepção da diferença. Nesse aspecto, as pesquisadoras elaboraram metodologias de ensino, aplicaram e discutiram conjuntamente com os acadêmicos sua eficácia na educação inclusiva. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de observações participantes, para entender as expectativas dos acadêmicos de como lidar metodologicamente com a singularidade linguística do aluno surdo. As discussões advindas da reflexão investigativa conjuntamente, entre pesquisadores e pesquisados, trouxe a tona o papel do professor como meio principal da inclusão, o qual foi ressaltado nas aulas teóricas e ressignificado durante as aulas práticas.

Biografia do Autor

  • Ana Luisa Borba Gediel, Universidade Federal de Viçosa
    Departamento de Letras; àrea de LIBRAS
  • Giovana Berbert Lucas, Universidade Federal de Viçosa
    Departamento de Letras; àrea de LIBRAS

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Publicado

2015-09-19

Edição

Seção

ARTIGO ACADÊMICO

Como Citar

Formação de professores a partir da disciplina de LIBRAS como ferramenta inclusiva. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 15, n. 1, p. 137–152, 2015. Disponível em: //www.srvojs.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/3339.. Acesso em: 15 ago. 2025.