UM ESTUDO CRÍTICO A RESPEITO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA SOCIEDADE DO CAPITAL

Autores

  • Marcos Guimarães de PAULA UEG/ MESTRADO
  • João Henrique SUANNO UEG, câmpus Eseffego
  • Livia Alessandra Carvalho TELLES Secretaria Municipal de Educação de Anápolis-Go

Palavras-chave:

Educação escolar, Atuação docente, Socialização do conhecimento.

Resumo

O presente estudo consiste em uma análise crítica sobre a educação escolar na sociedade do capital, destacando que ela está a serviço da ideologia capitalista ao negar à classe trabalhadora o conhecimento sistematizado construído culturalmente, contribuindo assim para a conservação social e para a manutenção do status quo. Esse ensaio também reflete a importância da instituição escolar ser repensada pelo professor, além de discorrer a respeito da atuação do docente como agente de mudança social. Ademais, o trabalho exemplifica e analisa o ensino de língua na escola em uma perspectiva crítica e de transformação social, enfatizando a contextualização com a vida e a realidade do aluno, o que possibilitará um ensino com sentido e significado.

 

Biografia do Autor

  • Marcos Guimarães de PAULA, UEG/ MESTRADO

    Graduação em Educação Física/UEG-ESEFFEGO

    Especialização em Mídias na Educação/UFG

    Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental/UFG

    Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Teconologias/UEG

  • João Henrique SUANNO, UEG, câmpus Eseffego

    Pós doutor em Educação/Universidade de Barcelona

    Doutro em Educação/ Universidade Católica de Brasília

    Professor do Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da UEG

  • Livia Alessandra Carvalho TELLES, Secretaria Municipal de Educação de Anápolis-Go
    Graduada em Educação Física-UEG/ESEFFEGO

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Publicado

2017-07-13

Edição

Seção

ARTIGO ACADÊMICO

Como Citar

UM ESTUDO CRÍTICO A RESPEITO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA SOCIEDADE DO CAPITAL. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 17, n. 1, p. 256–269, 2017. Disponível em: //www.srvojs.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/3775.. Acesso em: 15 ago. 2025.