A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA COM O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NUMA EDUCAÇÃO COMPLEXA E LIBERTADORA: BREVE INVESTIGAÇÃO EM CAMPO

Autores

  • Ludimila Gonçalves
  • Jonathas Vilas Boas de Sant'Ana
  • Palmira Francisco Alves

Palavras-chave:

Mediação Pedagógica, Novas Tecnologias, Educação.

Resumo

A formação necessária para o cidadão do século XXI envolve o uso das novas ferramentas tecnológicas num paradigma da complexidade, para o crescimento individual e a transformação social. Entretanto, a escola parece ter dificuldades para inserir-se neste processo. Este artigo busca discutir a mediação pedagógica com o uso das novas tecnologias, utilizando-se de revisão de literatura e de uma pesquisa realizada com docentes de turmas de quarto ano em escolas públicas do sudeste tocantinense e do nordeste goiano. Considera-se que é preciso atualizar o pensamento sobre a educação e sua relação com a complexidade do mundo, para utilizar as novas tecnologias num processo maior de mudanças nos modos de ensinar e aprender. O foco deve ser a mudança de postura do professor e a transformação da escola para que o educando tenha centralidade no processo educativo.

Biografia do Autor

  • Ludimila Gonçalves
    Graduanda em licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás Câmpus Campos Belos.
  • Jonathas Vilas Boas de Sant'Ana
    Graduando em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás Câmpus Campos Belos.
  • Palmira Francisco Alves
    Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás Câmpus Campos Belos.

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Publicado

2016-08-04

Edição

Seção

ARTIGO ACADÊMICO

Como Citar

A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA COM O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NUMA EDUCAÇÃO COMPLEXA E LIBERTADORA: BREVE INVESTIGAÇÃO EM CAMPO. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 16, n. 1, p. 21–36, 2016. Disponível em: //www.srvojs.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/3830.. Acesso em: 15 ago. 2025.