DIÁLOGOS ENTRE MÁRIO DE ANDRADE E FRANCISCO CURT LANGE: NACIONALISMO E AMERICANISMO MUSICAIS NAS DÉCADAS DE 1930 E 1940

Autores

  • Fernanda Nunes Moya

Palavras-chave:

Mário de Andrade, Nacionalismo Musical, Francisco Curt Lange, Americanismo Musical, Folclore.

Resumo

Este trabalho debate tanto a busca pela nacionalização da música a partir de elementos folclóricos da cultura brasileira empreendida por Mário de Andrade, quanto o “Americanismo Musical” do alemão naturalizado uruguaio Franz Kurt Lange/Francisco Curt Lange que pregava uma integração cultural do continente a partir desta arte. Ambos os intelectuais lançam mão de uma extensa bibliografia e documentação onde propunham seus ideais musicais que tinham como uma das principais finalidades a emancipação cultural do brasileiro frente à Europa, para Mário, e a emancipação do cidadão americano, segundo Lange. Para tanto, os dois ocuparão cadeiras administrativas na área cultural e realizarão várias ações que convergem às suas propostas.

Biografia do Autor

  • Fernanda Nunes Moya
    Graduada, Mestre e Doutora em História Social da Cultura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Assis.

Downloads

Publicado

2016-01-30

Edição

Seção

DOSSIÊ ESTÉTICA DE RESISTÊNCIA NO PÓS-1964

Como Citar

DIÁLOGOS ENTRE MÁRIO DE ANDRADE E FRANCISCO CURT LANGE: NACIONALISMO E AMERICANISMO MUSICAIS NAS DÉCADAS DE 1930 E 1940. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 15, n. 2, p. 17–28, 2016. Disponível em: //www.srvojs.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/4324.. Acesso em: 15 ago. 2025.