ANÁLISE E TRANSCRIÇÃO PALEOGRÁFICA DE DUAS CARTAS DE ALFORRIA

Autores

  • Antônio César Caldas Pinheiro IPEHBC - Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central da PUC Goiás

Resumo

Análise paleográfica das cartas de alforria de Rita mulata e Roza mulata, produzidas entre o final do século XVIII e início do XIX, em Vila Boa de Goiás. Os elementos constituidores da análise são: a autoria dos documentos; seus aspectos materiais (suporte, tinta e estado documental) e os aspectos gráficos da escrita. Por fim, apresentamos as técnicas usadas na transcrição paleográfica e a transcrição propriamente dita, segundo as normas e procedimentos específicos da área.

Biografia do Autor

  • Antônio César Caldas Pinheiro, IPEHBC - Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central da PUC Goiás
    Técnico em Documentação Histórica do IPEHBC - Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central da PUC Goiás, membro do IHGG - Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, da Academia Goiana de Letras; Mestre em História pela UFG e Doutor em Documentação pela Universidade de Salamanca.

Downloads

Edição

Seção

TRANSCRIÇÃO DE DOCUMENTO

Como Citar

ANÁLISE E TRANSCRIÇÃO PALEOGRÁFICA DE DUAS CARTAS DE ALFORRIA. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 16, n. 1, p. 80–90, 2016. Disponível em: //www.srvojs.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/5222.. Acesso em: 15 ago. 2025.