O QUE EU TENHO A VER COM ESSA HISTÓRIA? VIVÊNCIAS ARQUEOLÓGICAS NAS PRÁTICAS SOCIOEDUCATIVAS

Autores

Palavras-chave:

Práticas socioeducativas na Arqueologia, Educação Patrimonial, Patrimônio, História do Brasil.

Resumo

O artigo faz uma breve reflexão sobre a necessidade da descolonização das práticas socioeducativas nos trabalhos arqueológicos, enfocando o desenvolvimento das ideias de História do Brasil e suas influências na composição dos conceitos de povo e nação que se encontravam arraigados na formação do pensamento intelectual brasileiro no século XIX e parte do século XX, e que infelizmente ainda estão presentes na atualidade. Ao mesmo tempo em que se efetua essa reflexão, também se exemplifica novas práticas que vão sendo adotadas pelos arqueólogos frente a essa realidade. Apresenta-se o trabalho aplicado na comunidade escolar de Curituba – Canindé do São Francisco – SE, fruto do projeto pós-doutoral da autora

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[1]             Trabalho realizado com o apoio da Fundação de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Superior (CAPES), através da concessão de bolsa de pós-doutorado.

Biografia do Autor

  • Suely Cristina Albuquerque de LUNA, Departamento de História - Universidade Federal Rural de Pernambuco
    Professora Adjunto do Curso de Licenciatura em História - Depto. de História - Universidade Federal Rural de Pernambuco

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Publicado

2017-07-13

Edição

Seção

DOSSIÊ PRÁTICA ARQUEOLÓGICA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Como Citar

O QUE EU TENHO A VER COM ESSA HISTÓRIA? VIVÊNCIAS ARQUEOLÓGICAS NAS PRÁTICAS SOCIOEDUCATIVAS. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 17, n. 1, p. 43–64, 2017. Disponível em: //www.srvojs.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/5763.. Acesso em: 15 ago. 2025.