FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DO TIPO HIBRIDO: POLÍTICAS, TECNOLOGIAS E TANSFORMAÇÕES

Autores

  • Bethania Medeiros Geremias UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Palavras-chave:

EAD, UAB, Políticas Públicas, Formação inicial de pedagogos

Resumo

Neste artigo, é apresentado um recorte das discussões realizadas durante o Master Recherche na Université de Nantes/França. Com base em estudos bibliográficos e documentos oficiais são discutidos três fatores que contribuíram para o crescimento da oferta de cursos a distância na formação inicial de professores e o próprio sistema de Educação a distância (EAD). No que tange a formação científica e tecnológica dos pedagogos foi possível constatar a emergência de um viés epistemológico que defende a ideia de uma mudança de paradigma educativo, que abrange principalmente as representações sobre os papéis e funções dos atores envolvidos no processo de formação e a dinâmica da relação entre estes atores e os conhecimentos. A complexidade deste sistema não pode mais se contentar com o modelo explicativo do triângulo didático tradicional, visto que alunos, tutores, professores, técnicos, entre outros colaboradores deste dispositivo, formam uma nova rede interativa que demanda novas modelizações.

Biografia do Autor

  • Bethania Medeiros Geremias, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
    Pedagoga. Professora Colaboradora da Faculdade de Educação - FAED, da Universidade EStadual de Santa Catarina - UDESC. Mestre em Educação Científica e Tecnolóigica - UFSC e em Educação (Université de Nantes). Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - PPECT/UFSC

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Publicado

2012-12-20

Edição

Seção

ARTIGO ACADÊMICO

Como Citar

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DO TIPO HIBRIDO: POLÍTICAS, TECNOLOGIAS E TANSFORMAÇÕES. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 12, n. 1, p. 147–165, 2012. Disponível em: //www.srvojs.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/592.. Acesso em: 15 ago. 2025.