O TÓPICO DISCURSIVO: UMA PERSPECTIVA DE ORGANIZAÇÃO TEXTUAL-INTERATIVA NA ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO

Autores

  • Simone Maria Barbosa Nery Nascimento Universidade Estadual de Maringá - UEM

Palavras-chave:

texto falado, tópicos discursivos, análise da conversação, organização textual-interativa.

Resumo

Pesquisas de linhas teóricas diversificadas da Linguística têm direcionado suas análises ao funcionamento real da língua nas últimas décadas. Isso é devido ao reconhecimento que a língua tem como prática social na vida do ser humano falante. Nesse sentido, a interação verbal tem sido considerada a concepção básica da linguagem para tais pesquisas. A Análise da Conversação, uma dessas abordagens, elege como produto da interação verbal o texto falado. O presente estudo justifica-se pelo fato de outrora ser a língua falada considerada não-organizada, aleatório e incoerente, além de que, nas últimas décadas, houve um grande avanço linguístico no sentido de se considerar o texto com os seus contextos como unidade de análise. Com tal levantamento teórico, pretende-se, portanto, demonstrar a importância das investigações a respeito da organização do texto falado.

Biografia do Autor

  • Simone Maria Barbosa Nery Nascimento, Universidade Estadual de Maringá - UEM
    Mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Maringá e doutoranda pela instituição. Professora na UNIESP - Nova Esperança-PR.

Downloads

Publicado

2012-12-20

Edição

Seção

ARTIGO ACADÊMICO

Como Citar

O TÓPICO DISCURSIVO: UMA PERSPECTIVA DE ORGANIZAÇÃO TEXTUAL-INTERATIVA NA ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 12, n. 1, p. 93–111, 2012. Disponível em: //www.srvojs.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/684.. Acesso em: 15 ago. 2025.