CRIAÇÃO, APLICAÇÃO E REFLEXÃO SOBRE UM JOGO EDUCATIVO

UM RELATO DE PRÁTICA

Autores

  • Rafael Rix GERONIMO

Resumo

O objetivo desse artigo foi propor um trabalho com somas e subtrações, a partir de um jogo educativo, como estratégia de ensino. Consideramos que esse tipo de abordagem carece de maior discussão, reflexão e debate. Como metodologia, elegemos a abordagem qualitativa. Consideramos justificado nosso interesse na soma e subtração, pois em Brasil (2017) vemos uma preocupação recorrente em trabalhar com esses conhecimentos, desde o primeiro ano do ensino fundamental até o terceiro ano, por isso, realizamos sessões de jogo com turmas desses anos para observarmos suas reações a esse tipo de estratégia, em uma escola pública da periferia da cidade de São Paulo. Consideramos que essa atividade teve como pontos fortes o interesse, socialização e engajamento dos estudantes, ao mesmo tempo em que permitiu que os aprendizes realizassem contas utilizando, predominantemente, estratégias como a contagem nos dedos. Outro ponto relevante foi o interesse das crianças pelo jogo, que foi superior ao entusiasmo com atividades tradicionais de ensino. Quando questionado, com as professoras regentes das turmas, sobre a quantidade de tempo que cada uma das três turmas se interessava por atividades foi possível estabelecer a relação de que, com jogos educativos, é possível manter as crianças interessadas pelas atividades por quantidades superiores de tempo. Outro ponto relevante foi de que os alunos puderam treinar técnicas, tirar dúvidas e atribuir significado as somas e subtrações.

Downloads

Publicado

2019-04-04

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Como Citar

CRIAÇÃO, APLICAÇÃO E REFLEXÃO SOBRE UM JOGO EDUCATIVO: UM RELATO DE PRÁTICA. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 18, n. 2, p. 224–236, 2019. Disponível em: //www.srvojs.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/7831.. Acesso em: 15 ago. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)