A RELAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA COM O ENSINO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Elenilton Vieira GODOY Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Elisângela de CAMPOS Departamento de Matemática da Universidade Federal do Paraná

Resumo

Este trabalho insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores que ensinam Ciências e Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e tem como objetivo verificar o conhecimento matemático, do ensino médio, dos alunos do curso de licenciatura em Matemática da UFPR. Metodologicamente, insere-se numa abordagem qualitativa e quantitativa de pesquisa. Teoricamente, apoia-se em estudos relacionados à formação inicial de professores de Matemática, mais particularmente em estudos que tratam do conhecimento do conteúdo do professor que ensina Matemática. O artigo é o resultado de um estudo de caso realizado nos anos de 2015, 2016 e 2017 com os alunos do sétimo período do curso de licenciatura em Matemática, na disciplina Matemática no Ensino Médio. Os alunos responderam a um questionário contendo cinco questões a respeito dos conteúdos matemáticos que compõem as Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná (DCE-PR), em particular, o caderno de Matemática. Na formação inicial do professor de Matemática, acreditamos que mais do que aprender o conhecimento comum do conteúdo é preciso potencializar ações para que eles, os futuros professores de Matemática, iniciem e vivenciem o desenvolvimento do conhecimento especializado do conteúdo, mas não só isso, que lhes possam ser apresentadas as diferentes perspectivas associadas à constituição desse conhecimento.

Biografia do Autor

  • Elenilton Vieira GODOY, Universidade Federal do Paraná - UFPR

    Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), graduação em Licenciatura Plena em Matemática pelo Centro Universitário SantAnna (1999), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é professor do departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem experiência na área de Ensino de Matemática desenvolvendo estudos e pesquisas associadas aos aspectos teóricos do currículo da Matemática escolar, à transição do Ensino Médio para o Ensino Superior e à Educação Matemática no Ensino Superior.

  • Elisângela de CAMPOS, Departamento de Matemática da Universidade Federal do Paraná

    Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia(1995), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas(1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná(2009). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Matemática. Atuando principalmente nos seguintes temas:Ensino Superior, Álgebra Abstrata, Educação Matemática.

Downloads

Publicado

2019-04-04

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Como Citar

A RELAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA COM O ENSINO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS DO ENSINO MÉDIO. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 18, n. 2, p. 179–197, 2019. Disponível em: //www.srvojs.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/7953.. Acesso em: 15 ago. 2025.