A RELAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA COM O ENSINO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Este trabalho insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores que ensinam Ciências e Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e tem como objetivo verificar o conhecimento matemático, do ensino médio, dos alunos do curso de licenciatura em Matemática da UFPR. Metodologicamente, insere-se numa abordagem qualitativa e quantitativa de pesquisa. Teoricamente, apoia-se em estudos relacionados à formação inicial de professores de Matemática, mais particularmente em estudos que tratam do conhecimento do conteúdo do professor que ensina Matemática. O artigo é o resultado de um estudo de caso realizado nos anos de 2015, 2016 e 2017 com os alunos do sétimo período do curso de licenciatura em Matemática, na disciplina Matemática no Ensino Médio. Os alunos responderam a um questionário contendo cinco questões a respeito dos conteúdos matemáticos que compõem as Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná (DCE-PR), em particular, o caderno de Matemática. Na formação inicial do professor de Matemática, acreditamos que mais do que aprender o conhecimento comum do conteúdo é preciso potencializar ações para que eles, os futuros professores de Matemática, iniciem e vivenciem o desenvolvimento do conhecimento especializado do conteúdo, mas não só isso, que lhes possam ser apresentadas as diferentes perspectivas associadas à constituição desse conhecimento.