DAS CONCEPÇÕES DE LEITURA E SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Resumo
Este artigo trata da leitura no âmbito do ensino de Matemática. A partir de uma concepção de leitura alinhada aos pressupostos da Linguística Textual e do sociointeracionismo na produção dos sentidos, objetiva-se analisar as concepções de leitura e os seus desdobramentos no contexto da Educação Matemática. Para isso, apresentamos teóricos que trilham ou trilharam pela seara da leitura, como Kleiman (2013) e Orlandi (1999). Fizemos também uma abordagem de Bakhtin (2011) e Vygostky (1993), teóricos que, embora não tratassem diretamente da leitura, dão a ela uma dimensão histórica e ideologicamente situada. Machado (2013) e Gómez-Granell (2003) nos referendam no campo da Educação Matemática, principalmente no que se refere à relação imanente da matemática e língua materna. Tomamos as teorizações de Machado (2013) para explicar as aproximações entre estes dois campos do conhecimento. Já em Gómez-Granell (2003) evidenciamos a perspectiva sintático-semântica, em que a autora se posiciona contra o ensino estritamente sintático da matemática, desvinculado de uma abordagem significativa dos conteúdos, mais especificamente no que tange a sua contextualização e aproximação com a realidade dos alunos.